quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Massive Attack - Heligoland (2010)


Analisar o coletivo que fundou as raízes do "trip-hop" e ajudou a firmar as bases da música eletrônica a partir do anos 90 não é muito fácil, ainda mais quando a própia crítica especializada se encontra dividida em relação ao novo trabalho do duo britânico.
O problema é que "Heligoland" vem carregado com o peso dos seus antecessores, já que a Massive Attack é caracterizada pelo lançamento de álbums conceituais e de uma certa "revolução" na música, ainda mas quando se fala do "blue lines", o álbum de estréia da banda em 1991, considerado sua obra prima.
O disco é repleto de boa músicas, porém, se aproxima diversas vezes de antigos trabalhos, principalmente do "blue lines" (do meu ponto de vista, uma volta ás origens), o que pode ser considerado como uma coisa boa, revelando a manutenção de seu estilo. Entretanto, há quem diga que a falta de inovação do novo álbum quebra o que vinha sendo uma série de álbums totalmente individualizados, ímpares. Acontece que um bom argumento é que eles utilizam menos do hip hop, condição inerente ao trip hop, alterado algumas vezes como na música "pray for rain", de clima sacro, que convida à uma nova "trip".
De fato, "Heligoland", recém-lançado no Brasil, segue o mesmo caminho trilhado desde a sua assombrosa estréia, com o clima de tensão, quase sempre lento, hipnótico e ocasionalmente dramático que fez com seja comparado à algum tipo de trilha sonora de filmes assombrosos.
O álbum é o quinto lançado pela banda, e o primeiro em sete anos de intervalo. Como sempre, foram muitos os convidados para os vocais, dentre eles Damon Albarn (Blur) e Tunde Adebimpe (TV on the Radio) e o resultado é mais do que satisfatório.

Lista das mpusicas:
1. Pray for Rain (6:43)
2. Babel (5:18)
3. Splitting the Atom (5:15)
4. Girl I Love You (5:26)
5. Psyche (3:23)
6. Flat of the Blade (5:29)
7. Paradise Circus (4:58)
8. Rush Minute (4:48)
9. Saturday Come Slow (3:42)
10. Atlas Airs (7:47)

PARA BAIXAR: http*:*//lix.in*/-7e1*95c
(retire os asteríscos e copie para o browser, clique em "continue" na página seguinte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário