domingo, 14 de março de 2010

Gorillaz - Plastic Beach (2010)


5 anos após o lançamento do "Demon Days", a banda inglesa virtual "Gorillaz" lança o album mais aclamado de 2010 (até agora), o "Plastic Beach" lançado em março desse ano.
O projeto do músico Damon Albarn (Blur) e do desenhista Jamie Hewlett (Tank Girl), em andamento desde o primeiro album de 2001 (Gorillaz), que explora a idéia de uma banda virtual, liderada por personagens fictícios dotados de um estética peculiar adotada por Hewlett.
Terceiro trabalho fruto do projeto, "Plastic Beach" se enquadra nos gêneros atribuídos aos cds anteriores, tais quais: hip hop, trip hop, dub, eletrônica, rock alternativo e pop. Mesmo assim, podemos encontrar diversas novidades no som da banda, como uma maior influência eletrônica (perceptível desde o lançamento do single "Stylo"), raps mais "secos" e menos animação em geral, músicas com uma pegada mais leve.
O conceito da "praia de plástico", foi criado por Albarn após ter observado a quantidade de lixo numa praia perto de sua casa, e o conceito evoluiu ainda mais depois que foi visitar um lixão no mar para gravar o som das gaivotas e do oceano (que aparecem na primeira faixa do cd).
A primeira impressão é que é mais uma crítica à poluição, de uma forma geral, já que as letras englobam uma temática de consumismo e ecologia. Porém, Albarn percebeu (em sua visita ao lixão) que naquele ambiente viviam milhares de seres que dependiam daquele lixo para viver e ele desenvolve o conceito através da idéia (estranhamente otimista) de que não estamos destruindo o mundo, mas transformando-o.
Os convidados desse album são ninguém menos que: Snoop Dog (participa da faixa "Welcome To The World Of Plastic Beach"), o grupo de hip hop "De La Soul", Lou Reed (velvet underground), Mick Jones e Paul Simonon ( The Clash) e a inesperada participação da "Orquestra Nacional Libanesa", trazendo o som árabe.
Os destaques do album são: A excêntrica "White FLag" (atuação da orquestra nacional libanesa), A balada pop - eletrõnica "On Melancholy Hill" e a já esperada "Stylo" que teve lançamento prévio, inclusive junto com o ótimo clip, disponível abaixo.


Lista das Músicas:
1. Orchestral Intro (1:09)
2. Welcome to the World of the Plastic Beach (3:36)
3. White Flag (3:44)
4. Rhinestone Eyes (3:20)
5. Stylo (4:31)
6. Superfast Jellyfish (2:55)
7. Empire Ants (4:44)
8. GLitter Freeze (4:03)
9. Some Kind Of Nature (3:00)
10. On Melancholy Hill (3:54)
11. Broken (3:17)
12. Sweepstakes (5:21)
13. Plastic Beach (3:47)
14. To Binge (3:53)
15. Cloud Of Unknowing (3:09)
16. Pirate Jet (2:32)
PARA BAIXAR: http*:*//lix.in*/-6f2*097
(retire os asteríscos e copie para o browser, clique em "continue" na página seguinte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário